quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A nossa rotina de trabalho


Nossa rotina de trabalho no LEIP consiste em dois momentos principais durante o ano: socialização das pesquisas individuais e estudos coletivos de textos.

Nas socializações aqueles que estão desenvolvendo algum trabalho acadêmico, como Iniciação Científica, TCC, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado apresentam relatórios parciais ou finais para conhecimento de todos. Nesses momentos os demais membros do grupo tiram dúvidas e contribuem com o processo de pesquisa do colega.

Nos estudos coletivos nós estudamos textos, geralmente livros, que consideramos que são de interesse geral do grupo, seja por questões teóricas, metodológicas ou de conteúdo mesmo. Nos últimos quatro anos estudamos:
1. O Império Marítimo Português, de Charles Boxer;
2. Domínios da História, livro organizado por Ronaldo Vainfas e Ciro Flamarion Cardoso;
3. Religiosidade e Cultura Brasileira: séculos XVI-XVII, de José Maria de Paiva;
4. Casa Grande & Sensala, de Gilberto Freire, livro que estamos estudando atualmente.

É isso. Nossa rotina é de muito trabalho e estudo. Mas, acima de tudo, nossa rotina maior e mais importante é o respeito e o carinho mútuos que fazem parte do clima do LEIP.


2 comentários:

  1. Fiquei interessada em participar dos estudos sobre a obra Casa Grande & Sensala. Como fazer parte? Rosana
    contato: rosagraciosa4@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Rosana, nós terminamos o estudo do livro Casa Grande & Senzala, mas este ano, provavelmente a partir de maio, estudaremos Sérgio Buarque de Holanda. Se estiver interessada envie um e-mail para celio_costa@terra.com.br. Abraços!!

    ResponderExcluir

I CIPIP